Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A cor do meu blush

Acne... como deixar de ser um problema

Olá a todos :) este é o post de estreia aqui do Blog!! E como tal, não podia deixar de começar por este tema!! Quando comecei a interessar-me pelo mundo da moda e da maquilhagem tinha umgrandeproblema... ACNE! Um problema com que aliás, alguns de vocês se devem identificar e muito, principalmente os mais novos.

Com este post pretendo ajudar ao máximo todos aqueles que ainda pensam que o acne é um problema!

Para começar, o primeiro passo e mais importante é irem a uma consulta de dermatologia! Este passo é realmente omais importante,para que possam perceber qual é o vosso tipo de pele, o grau da vossa acne e o que devem e não devem fazer! Quanto mais cedo forem à consulta menos "danificada" ficará a vossa pele! Acreditem, a prevenção conjugada com vários hábitos de higiene é a base para manterem uma pele saudável.

Se a vossa acne for realmente muito grave, provavelmente irão fazer medicação à base de antibióticos, mas deverão também ter cuidados de higiene acrescidos porque é através desta higiene que se remove o excesso de gorduras, partículas e outras impurezas, que, ao obstruírem o poro agravam a acne.

Para quem tem acne ligeira a moderada, basta utilizar produtos que contenham peróxido de benzoílo. Mas cuidado, Jovens adultos e mesmo adultos, não devem utilizar estes produtos. Os cuidados de higiene passam obrigatoriamente por:

Lavar,

Esfoliar ligeiramente,

Utilizar um tónico,

E o mais importante hidratar.

Como alguns já devem ter experienciado, muitos dos produtos que se encontram no supermercado (alguns a preços bastante acessíveis) não são bons para todos os tipos de pele nem de acne! Pois é!!

Eu própria devo ter experimentado a maioria dos produtos que estão à disposição no supermercado e sinceramente muitas vezes fiquei desiludida! Por isso invistam em produtos da farmácia, dermocosméticos e em produtos um bocadinho mais caros, porque esses realmente compensam.

Ao princípio podem sentir a pele um pouco irritada, ao usarem estes produtos por isso sejam moderados na sua aplicação.

Para os casos em que a acne é mais forte devem lavar a vossa cara assim como as zonas do corpo em que têm mais acne, com sabonetes próprios, que têm um valor de pH neutro. Podem adquiri-los na farmácia. Estes sabonetes têm como função limpar a pele em profundidade, eliminando as bactérias e as impurezas que possam existir, mas também têm a função de eliminar a oleosidade excessiva da pele.

O mais apropriado é lavarem a vossa pele não mais de duas vezes ao dia, porque se lavarem em excesso, acabam por irritar a pele e estimular ainda mais a produção de gordura.

(marcas: Neutrogena, Sebamed, Azac, VAADI anti acne soap, Dermadew Acne soap)

Se a vossa acne é ligeiro, lavem a vossa pele com um bom gel de limpeza e de lavagem, também de pH neutro e de preferência dermocosmético. Como são os casos a seguir:


O passo seguinte é esfoliar: Para este passo é preciso muita contenção, porque o objectivo não é desfazer a pele, mas sim eliminar os pontos negros. Para a esfoliação aconselho mais uma vez dermocosméticos e aqui ficam algumas sugestões de produtos:(marcas: Neutrogena, Avène, Bioderma)

 

(marcas: Neutrogena, Avène)

Para quem tem a pele realmente oleosa, para além de começar a ter cuidados com a alimentação, deve também utilizar um tónico, para reduzir a oleosidade, mas este só deve ser utilizado apenas 1 vez por dia.

(marcas: Neutrogena, Avène, Bioderma)

Passando para a hidratação da pele, este é também um passo essencial, mas atenção, a pele não deve ser hidratada com um hidratante normal, porque habitualmente este é pensado para ser utilizados em peles secas, nem muito menos um hidratante de corpo! Devem também utilizar um dermocosmético e mais uma vez apresento em baixo alguns exemplos:

(marcas: Neutrogena, Avène, Bioderma, lancôme )

SOS ultima hora: quando realmente existem aquelas borbulhas persistentes e nada estéticas, podem aplicar duas pomadas normalmente aconselhadas pelo Dermatologista ou pelo farmacêutico, que são: Diferin e Duac. Mas mais uma vez atenção à quantidade, porque estas ao contrário, das marcas nivea, clean&clear ou clearasil, funcionam MESMO e podem em vez de ajudar a eliminar a borbulha, podem despigmentar a pele quando em excesso.

Se estiverem a fazer tratamentos com medicação e mesmo enquanto tiverem problemas de acne, o que aconselho igualmente é utilizarem protector solar, de protecção 50. Sim … 50!, para quando estiverem em contacto com o sol, as vossas imperfeições não deixarem quaisquer arcas, nem deixarem a vossa pele ainda mais irritada. Mais uma vez o ideal seria utilizar protector solar sem óleo, pensado para qem tem a pele sensível e sem perfume.

(marca: Avène)

Para finalizar apresento algumas soluções rápidas e práticas para disfarçar algumas borbulhas à última hora (os meninos podem utilizar também!!)

O mais prático de utilizar são os corrector de imperfeições, adequados à acne, mas também existem bases, pensadas para tal, por norma na forma de um creme compacto, cujas se podem aplicar directamente na pele e disfarçam logo tudo o que precisamos. Mas não se esqueçam, depois de utilizar estes produtos, limpem novamente a vossa pele, para quele ela possa respirar e melhorar!

Entretanto aqui ficam as minhas sugestões (muitos destes produtos são os meus favoritos):

(Marcas: Neutrogena, Avène, Lancôme, oriflame)

E assim termino este Post,   prometo para o próximo ser mais breve e espero ter de alguma forma ajudado a lidarem com este pequeno problema.

Até à próxima

Sofia

2 comentários

Comentar post